Escolha o perfil:
Reparador
  • Distribuidor
  • Motorista

Instruções de montagem: Como Encaixar o Garfo no Rolamento Já Acoplado ao Platô

Em 2019, a Valeo passou a fornecer o kit já com o rolamento fixado ao platô. Devido a um acoplamento deficiente no momento da instalação, o rolamento se desprendia do platô, causando sérios problemas de dificuldade de engate e inoperância da embreagem.

 

STEP 1 – PRÉ-MONTAR O GARFO.

Precisa ser feito antes de montar o câmbio. Posicione o garfo através da janela de inspeção da caixa seca, e encaixe o pino de acionamento, apenas para « segurar » o garfo.

 

STEP 1 – PRÉ-MONTAR O GARFO

Este procedimento permitirá movimentar o garfo depois de acoplar o câmbio. Não é possível passar o garfo pela janela de inspeção depois que o câmbio estiver acoplado.

 

ATENÇÃO: Existe uma folga ao movimentar o rolamento, que gera dúvidas quanto a causar ruídos no acionamento. Esta folga é normal, que permite uma centralização durante o acionamento, e o ruído desaparece quando o rolamento estiver acoplado ao garfo.

 

STEP 2 – SOLTAR O GARFO E ENCAIXAR O ROLAMENTO

Esta é a parte que requer mais habilidade. Com o câmbio já montado, procure um ângulo que permita visualizar o rolamento, e também manusear o garfo e o pino.

 

STEP 3– SOLTAR O GARFO

Segure o garfo e puxe o pino, sem tirá-lo totalmente. Dessa forma, o garfo ficará livre para alinhar as abas do rolamento.

 

STEP 4 – ENCAIXAR O ROLAMENTO

Posicione as pontas do garfo nas abas do rolamento. Se necessário, movimente as abas do rolamento antes para alinhar. Sem esforço, empurre o garfo até sentir que as pontas estão bem firmes dentro das abas.

 

STEP 5 – ENCAIXAR O PINO NO GARFO

É necessário guiar o pino nos furos do garfo, para que o encaixe seja tranquilo. Por isso, o ângulo e a posição de manuseio são muito importantes.

 

STEP 6 – CONFERIR A MONTAGEM

Após empurrar o pino do garfo até o final, movimente o garfo para verificar se está bem acoplado ao rolamento. A partir deste ponto, a instalação é padrão para este tipo de aplicação

 

AVISOS IMPORTANTES

 

1. ESTE PROCEDIMENTO DIMINUI SIGNIFICATIVAMENTE A PROBABILIDADE DE MONTAGEM INCORRETA DO ROLAMENTO NO GARFO.

 

2. DE FORMA ALGUMA DESENCAIXE O ROLAMENTO DO PLATÔ PARA TENTAR MONTAR DE FORMA ANTIGA (QUANDO O ROLAMENTO VINHA AVULSO, SEPARADO DO PLATÔ).

 

Leia a nossa dica em PDF:

 

Baixe nossa dica em PDF