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Proteja seu motor do superaquecimento também durante as férias de inverno

As férias escolares estão se aproximando. Já se certificou de realizar a manutenção necessária para garantir uma viagem tranquila e segura?

 

Pode parecer desnecessário verificar o radiador e o sistema de arrefecimento durante as baixas temperaturas, mas esse é um engano comum. Mesmo no frio, o motor pode superaquecer e causar inconvenientes durante sua viagem. Além disso, você sabia que o agradável ar quente que aquece a cabine é fornecido pelo sistema de arrefecimento?

Confira agora as dicas e recomendações da Valeo para garantir uma verificação adequada do radiador e do sistema de arrefecimento, preparando seu veículo para as férias de inverno.

 

MANUTENÇÃO DO SEU BOLSO

Quando abastecemos nosso veículo com aproximadamente 100 reais de combustível, apenas cerca de 30 reais são efetivamente utilizados para movimentar as rodas. Os outros 70 reais representam perdas naturais do motor de combustão interna. Por esse motivo, a realização periódica da manutenção do sistema de arrefecimento do veículo contribui não apenas para a economia de combustível, mas também para a redução das despesas de manutenção.

 

EXAME VISUAL DO RADIADOR E SEUS COMPONENTES

Fazer uma análise visual no radiador, mangueiras e no reservatório é fundamental num checklist pré-viagem de férias. Identificar vazamentos do líquido de arrefecimento, pontos de corrosão e até mesmo notar o nível do reservatório baixo, são indícios de que há vazamentos. O acúmulo excessivo de sujeira no radiador também pode aumentar a temperatura de trabalho do motor.

 

VERIFICANDO O FUNCIONAMENTO DO AR QUENTE

Ao ligar o sistema de ventilação e ajustar o seletor para a opção de ar quente, é essencial estar atento a qualquer irregularidade no fluxo de ar, como ausência de aquecimento. Caso ocorra algum problema, é recomendável procurar uma revisão técnica. Tanto o mau funcionamento da ventoinha do ar quanto um vazamento no radiador de aquecimento podem ser responsáveis por essas falhas. É importante ressaltar que furos no radiador de aquecimento podem ocasionar queimaduras nas pernas do motorista, já que o líquido de arrefecimento quente vaza por baixo do painel.

 

ESTADO DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

Caso seja necessário substituir ou completar o líquido de arrefecimento devido ao seu estado, que pode estar sujo ou vencido, é imprescindível utilizar água desmineralizada em combinação com um aditivo de arrefecimento à base de monoetilenoglicol (MEG). Também é possível optar por soluções arrefecedoras que já contenham a diluição correta desses componentes. A utilização de água comum, proveniente de torneira ou mineral, e aditivos não padronizados (conforme as normas NBR 13705 e 14261) pode acelerar o processo corrosivo, causar vazamentos e até mesmo levar o motor a superaquecer de forma rápida e perigosa.

 

LIMPEZA DO RADIADOR

Se as superfícies externas do radiador estiverem excessivamente sujas, é recomendável realizar uma limpeza cuidadosa. O acúmulo excessivo de resíduos pode bloquear as áreas de troca de calor, principalmente as colmeias e as aletas do radiador, resultando em superaquecimento do motor. No entanto, é importante ter cuidado ao realizar essa limpeza. Para a limpeza geral do radiador, basta utilizar água, sabão neutro, uma escovinha ou esponja macia. Já para as colmeias, é necessário ter atenção para não danificar as aletas, evitando amassá-las. Nunca utilize uma mangueira com um jato forte de água direcionado às colmeias. Lembre-se de utilizar luvas durante o processo, pois as bordas de alumínio podem causar ferimentos nas mãos.

Agora é só aproveitar a viagem sem possíveis dores de cabeça… Boas férias!
 

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