A indústria automotiva embarcou na maior transformação da sua história para enfrentar os desafios do aquecimento global. Através do seu plano Cap 50, a Valeo está empenhada em reduzir a pegada de carbono de toda a sua cadeia de valor. O seu objetivo é contribuir para a neutralidade carbónica até 2050 e reduzir as suas emissões totais em 45% até 2030*.
As tecnologias produzidas pela Valeo são regidas por quatro princípios ligados à circularidade, os “4Rs”: design robusto, reparação, remanufatura e reciclagem. A remanufatura é um ponto importante da estratégia ambiental da Valeo.
Em linha com o seu plano de desenvolvimento sustentável global, a Valeo lançou o programa de aftermarket “I Care 4 the Planet”, que identifica iniciativas para limitar o impacto das suas atividades no planeta e ajuda os seus parceiros profissionais a contribuir para um mercado de pós-venda mais sustentável.
Graças aos seus 40 anos de experiência, a Valeo remanufatura cerca de um milhão de peças todos os anos, e este volume deverá duplicar até 2030. Esta meta será alcançada através do lançamento de mais de 550 referências em categorias de produtos já existentes, e também graças à ampliação de gamas de renovações em categorias de produtos mais técnicos.
Além da sua atividade de remanufatura, a Valeo também oferece produtos que são desenvolvidos para uma maior sustentabilidade desde o início. O Canopy é o primeiro limpador de para-brisas criado para reduzir as emissões de CO2 em 61% em comparação com um outro limpador da Valeo, que é representante da maioria dos limpadores de para-brisas vendidos no mercado europeu**. Este desempenho foi verificado pelo Bureau Veritas, um órgão independente. Canopy é um limpador feito com mais de 80% de materiais naturais, renováveis ou reciclados, como cana-de-açúcar, óleos vegetais e “carbon black” de pneus reciclados. Uma proporção maior de materiais reciclados também é usada em outros componentes das palhetas Canopy, como estruturas metálicas e clipes. O Canopy é embalado com 100% papelão, totalmente reciclável e impresso com tintas à base de água, sem solventes.
Marlène Carrias-Iked, Vice Presidente de Gestão Estratégica, Digital e Inovação – Valeo Service: “Estamos honrados em receber o Prêmio Jury . Este é um reconhecimento do compromisso da Valeo em reduzir o seu impacto ambiental. A descarbonização da mobilidade deve caminhar a par de uma maior circularidade e da conservação de recursos naturais, incluindo no setor pós-venda”.
A Valeo e os outros sete vencedores dos Prêmios Zepros deste ano foram homenageados no palco do Elysées Biarritz, em Paris, no dia 12 de setembro.
* Tendo em conta as emissões geradas pelas tecnologias de eletrificação da Valeo instaladas nos veículos dos consumidores.
** A Valeo Flat Blade Canopy, com borracha específica e embalado em caixa de papelão permite uma redução de emissão de CO2 de 61% em comparação com um produto Valeo Flat Blade presente na maioria das palhetas comercializadas no mercado europeu, produzido na Ásia, com uma borracha sintética e comercializada em embalagem plástica.