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Atuador de embreagem

 Atuador de embreagem: conforto e segurança

Com a aquisição da FTE Automotive, a Valeo fortaleceu a participação no segmento de atuadores de embreagem e, hoje, é líder mundial em peças para sistemas de acionamento no mercado original e de reposição.

Um bom atuador de embreagem permite que o sistema de acionamento do carro funcione de forma eficiente e sem exigir um esforço excessivo no pedal, garantindo, assim, conforto e segurança ao dirigir. 

A Valeo, marca especialista em embreagens, tem ampliado o investimento em tecnologia para entregar ao mercado um portfólio amplo de atuadores hidráulicos para sistemas de acionamento. Hoje, a FTE Automotive, líder na fabricação de peças para sistemas de transmissão, é uma marca do grupo Valeo. 

Com a aquisição da FTE, a Valeo consegue entregar soluções completas para o mercado original e de reposição, contemplando veículos com acionamento hidráulico e semi-hidráulico, assim como automóveis híbridos.

No pedal da embreagem, o motorista sente a diferença e a qualidade dos atuadores de embreagem Valeo.

 

 

Atuador de embreagem: componentes

O atuador tem seu funcionamento associado ao disco e ao platô de embreagem. No momento em que o motorista aciona o pedal de embreagem, ele aciona a mola membrana do platô para que haja espaço suficiente entre o disco de embreagem e o volante do motor, parando assim a transmissão da força do motor para a caixa de câmbio e permitindo as trocas de marchas. Por isso, ao fazer a substituição do kit de embreagem é recomendado trocar também o atuador para que todo o sistema de acionamento funcione de forma adequada.

Existem três tipos de atuadores disponíveis no mercado. Confira!

 

Atuadores Valeo FTE – componentes

  • Cilindro Mestre – Clutch Master Cylinder (CMC)
  • Cilindro Escravo – Clutch Release Cylinder (CRC)
  • Cilindro Escravo Concêntrico – Concentric Slave Cylinder (CSC)

 

Cilindro mestre (CMC)

O cilindro mestre — Clutch Master Cylinder (CMC) — fica instalado atrás do pedal da embreagem. Quando o motorista pisa no pedal da embreagem, aciona o cilindro mestre, que libera o fluido pressurizado, por meio da tubulação, para que chegue aos outros componentes do sistema de acionamento.

 

Cilindro escravo (CRC)

O cilindro escravo — Clutch Release Cylinder (CRC) —, também chamado de cilindro atuador de embreagem, fica instalado na parte externa. Quando o cilindro escravo recebe o comando do cilindro mestre, ativa a parte mecânica do sistema de acionamento por meio do garfo e do rolamento de embreagem. Todo esse conjunto de peças, composto pelos cilindros mestre e escravo mais o garfo e o rolamento de embreagem, tem um peso total de 975g. 

 

Cilindro escravo concêntrico (CSC)

O cilindro escravo concêntrico — Concentric Slave Cylinder (CSC) — fica instalado dentro da caixa seca do câmbio, próximo à embreagem e ao platô. O CSC atua em conjunto com o cilindro mestre, que libera a pressão do fluido hidráulico, necessária para ativar o sistema de acionamento. Nesse caso, não é necessário utilizar os componentes mecânicos, como o garfo e o rolamento da embreagem. Isso reduz o peso dos componentes em cerca de 500g. Por isso, é a opção preferida das montadoras. Vale destacar que o sistema de acionamento totalmente hidráulico se utiliza o cilindro CSC e o sistema semi-hidráulico utiliza o CRC.

 

Atuador de embreagem para sistema semi-hidráulico

É composto por cilindros (mestre e escravo) mais peças mecânicas, resultando em um sistema de acionamento mais pesado (cerca de 975g).

Componentes:

  • Cilindro mestre (CMC)
  • Cilindro escravo (CRC)
  • Garfo de embreagem
  • Rolamento de embreagem

 

Atuador de embreagem para sistema totalmente hidráulico

Dispensa componentes mecânicos, o que reduz o peso do sistema de acionamento e proporciona mais conforto ao motorista.

Componentes:

  • Cilindro mestre (CMC)
  • Cilindro escravo concêntrico (CSC)

 


 

Perguntas e Respostas ⤵︎

Quais são os sinais de que o atuador de embreagem está ruim?

Indícios de falha no atuador podem ser notados quando o pedal da embreagem está duro, quando há dificuldade para engatar as marchas e quando há sinais de vazamento.

Quando o atuador de embreagem deve ser trocado?

O atuador deve ser trocado juntamente com o kit de embreagem, que tem duração média de cerca de 80 mil km. O recomendado é que seja feita uma avaliação quando o carro estiver se aproximando dessa quilometragem e a análise deve verificar, principalmente, o cilindro mestre de embreagem.

Quando trocar o fluido hidráulico?

O fluido hidráulico deve ser trocado a cada 20 mil km ou dois anos (o que ocorrer primeiro). Além disso, também deve ser feita a substituição completa do fluido sempre que houver a necessidade de trocar a embreagem ou o sistema de acionamento — situações em que é recomendada a substituição do atuador. É aconselhado verificar o nível do reservatório e o estado do fluido a cada revisão do carro.

O que é e como fazer a sangria do atuador de embreagem?

A sangria é o procedimento realizado com o objetivo de eliminar o ar do sistema de acionamento e para liberar o fluxo contínuo do fluido hidráulico. Ao sangrar o atuador de embreagem, é necessário substituir o fluido hidráulico anterior, optando por um produto de qualidade.

Durante o procedimento, verifique o reservatório aberto e o nível indicado e, ao pisar no pedal, não tente bombear. O ar será expulso no retorno do pedal, movimento que precisa ser feito lentamente para que o ar seja liberado por completo. O indicado é fazer entre 10 e 15 acionamentos.

No último acionamento do sistema, segure o pedal até o fundo e solte lentamente o parafuso sangrador até o ar e o fluido saírem. Feche o reservatório e engate as marchas para testar.

Como solucionar dificuldades para instalar peças do atuador de embreagem?

Se você está com dúvida ou alguma dificuldade para instalar peças do atuador de embreagem Valeo, entre em contato com o Suporte Conectado Valeo. O time de especialistas Valeo está preparado para solucionar qualquer problema, de forma remota e rápida, prestando toda a assistência necessária durante o processo de instalação das peças.