Componentes do Motor de Partida

Componentes do Motor de Partida

 

Suporte Dianteiro: Fixar o motor de partida no veículo, além de sustentar o conjunto girante. Para tal, contam com elementos de rolamento ou deslizamento, que asseguram a absorção de esforços radiais e axiais, além de permitir regimes de rotação compatíveis com o motor de partida ao qual se aplicam.

Conjunto de Comando: Sua principal função é transmitir ao arrastador o movimento de translação ao longo do eixo e assegurar o retorno do arrastador ao término da partida do motor. O conjunto de comando é constituído da alavanca de comando, do núcleo móvel e da mola de retorno.

Chave Magnética: Sua principal função é fazer o avanço do pinhão; para isso deve assegurar o deslocamento do conjunto de comando (núcleo móvel e alavanca), permitindo o avanço do arrastador ao longo do eixo, com simultâneo engrenamento do pinhão no volante do motor. Também assegura a alimentação do motor elétrico devido ao fechamento do contato entre os dois bornes de potência: borne B+ e borne de alimentação.

Indutor: Seu principal objetivo é criar um campo magnético para girar o induzido. Este campo magnético fixo está localizado numa região bem determinada do espaço, com linhas de campo orientadas de forma a assegurar que seja criado um campo magnético “B” perpendicular aos condutores de corrente do induzido.

Induzido: Tem a função de girar o pinhão através de um campo magnético de repulsão. É composto pelo coletor, arrastador, eixo metálico e um conjunto de espirais de condutores.

Porta-Escovas: Sua função é alojar e guiar as escovas e ainda assegurar uma força de contato mecânico entre as escovas e o coletor do induzido, permitindo a passagem de corrente através dos mesmos. Em seu interior se alojam as escovas, as molas e outros elementos de montagem do subconjunto.

Mancal Traseiro: Protege e centraliza o induzido, além de sustentar o conjunto girante. Para tal, conta com elementos de rolamento ou deslizamento que asseguram a absorção de esforços radiais e axiais.

Impulsor: A função do pinhão do impulsor é transmitir a força inicial para o motor. No momento que a velocidade do motor ultrapassa a velocidade do motor de partida o pinhão gira livremente, devido ao sistema de roda livre, o que evita danos ao motor de partida e ao motor do veículo, retornando à posição inicial.

O nosso site é personalizado para você. Selecione o seu perfil.