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Componentes do Motor de Partida

Motor de Partida

A Valeo atende o mercado de reposição com peças do motor de partida que são vendidas individualmente.

No Brasil, um terço da frota original de automóveis sai das montadoras equipado com motor de partida Valeo, líder mundial em sistemas elétricos. A mesma originalidade que atende às demandas dos fabricantes automotivos está disponível para o mercado de reparação, que pode recorrer ao motor de partida completo para substituição ou aos componentes do motor de partida, que são vendidos individualmente para reparações específicas.

 

Conheça a linha de peças do Motor de Partida

Componentes do Motor de Partida

Suporte Dianteiro: Fixar o motor de partida no veículo, além de sustentar o conjunto girante. Para tal, contam com elementos de rolamento ou deslizamento, que asseguram a absorção de esforços radiais e axiais, além de permitir regimes de rotação compatíveis com o motor de partida ao qual se aplicam.

Conjunto de Comando: Sua principal função é transmitir ao arrastador o movimento de translação ao longo do eixo e assegurar o retorno do arrastador ao término da partida do motor. O conjunto de comando é constituído da alavanca de comando, do núcleo móvel e da mola de retorno.

Chave Magnética: Sua principal função é fazer o avanço do pinhão; para isso deve assegurar o deslocamento do conjunto de comando (núcleo móvel e alavanca), permitindo o avanço do arrastador ao longo do eixo, com simultâneo engrenamento do pinhão no volante do motor. Também assegura a alimentação do motor elétrico devido ao fechamento do contato entre os dois bornes de potência: borne B+ e borne de alimentação.

Indutor: Seu principal objetivo é criar um campo magnético para girar o induzido. Este campo magnético fixo está localizado numa região bem determinada do espaço, com linhas de campo orientadas de forma a assegurar que seja criado um campo magnético “B” perpendicular aos condutores de corrente do induzido.

Induzido: Tem a função de girar o pinhão através de um campo magnético de repulsão. É composto pelo coletor, arrastador, eixo metálico e um conjunto de espirais de condutores.

Porta-Escovas: Sua função é alojar e guiar as escovas e ainda assegurar uma força de contato mecânico entre as escovas e o coletor do induzido, permitindo a passagem de corrente através dos mesmos. Em seu interior se alojam as escovas, as molas e outros elementos de montagem do subconjunto.

Mancal Traseiro: Protege e centraliza o induzido, além de sustentar o conjunto girante. Para tal, conta com elementos de rolamento ou deslizamento que asseguram a absorção de esforços radiais e axiais.

Impulsor: A função do pinhão do impulsor é transmitir a força inicial para o motor. No momento que a velocidade do motor ultrapassa a velocidade do motor de partida o pinhão gira livremente, devido ao sistema de roda livre, o que evita danos ao motor de partida e ao motor do veículo, retornando à posição inicial.

 


 

Perguntas e Respostas ⤵︎

O que provoca falhas no conjunto de comando?

Um dos principais problemas que afetam as funções do conjunto de comando é o travamento provocado por contaminação, que gera oxidação e prejudica o componente. No momento do diagnóstico, verifique manualmente a articulação do garfo e do núcleo e avalie a coloração dos pontos de contato elétrico para visualizar possível curto. Qualquer excesso de contaminação ou sujeira no mancal dianteiro é levado diretamente para o conjunto de comando.

O motor de partida não gira: onde está o problema?

Normalmente, o motor de partida não gira por um problema na solenoide (chave magnética). Para realizar uma análise desse componente é necessário realizar o teste de medição de resistência para conferir se o acionamento do pinhão está correto. Dentro da chave magnética existem dois tipos de bobinas de cobre, uma de fio fino e outra de fio grosso. Para medir a tensão da bobina de fio fino, basta colocar o terminal do multímetro no borne de excitação da bobina e o outro na carcaça; para condição normal de funcionamento a resistência deve ficar entre 0,8 e 1 HOM. Para fazer a medição da bobina de fio grosso é necessário conectar um terminal na excitação e o outro na cordoalha, a resistência esperada é de 0,2 HOM.

Como solucionar dificuldades relacionadas aos componentes do motor de partida Valeo?

Se você está com dúvida ou alguma dificuldade para instalar peças do motor de partida Valeo, entre em contato com o Suporte Conectado Valeo. O time de especialistas Valeo está preparado para solucionar qualquer problema, de forma remota e rápida, prestando toda a assistência necessária durante o processo de instalação das peças.

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