Valeo comemora 100 anos de inovação e constante esforço para tornar a mobilidade mais simples, segura e sustentável

Este ano, o Valeo celebra seu 100º aniversário. Agora, decorrido um século sobre sua aventura industrial, a Empresa é líder em mobilidade sustentável.

Antecipação, Inovação, Transformação...

Valeo passou por uma transformação radical ao longo dos últimos 100 anos, e o Grupo conseguiu antecipar as muitas mudanças no espaço de mobilidade. E estas mudanças estão a acelerar, com a sua escala e ritmo sem precedentes nos últimos anos: a luta contra as alterações climáticas está a acelerar o desenvolvimento da mobilidade elétrica; sistemas de assistência à condução cada vez mais avançados estão a proporcionar melhorias na segurança rodoviária; e a experiência interior está a ser reinventada enquanto a iluminação está a ser transformada, levando a novas características e novas utilizações em diferentes áreas do veículo.
Como resultado, a Valeo tornou-se líder mundial em cada uma de suas empresas, com suas tecnologias presentes em todas as áreas de mobilidade e além: um em cada três carros novos em todo o mundo está equipado com a tecnologia de assistência de condução da Valeo, e um em cada três carros em todo o mundo está equipado com sistemas elétricos de redução de CO2 da Valeo.

e-Mobility for a Changing World (Mobilidade eletrônica para um mundo em mudança)

As suas soluções são agora utilizadas em todas as formas de mobilidade, desde a micromobilidade elétrica (bicicletas, e-scooters, e-motocicletas, etc.) a novas formas (táxis sem condutor, droids de entrega, etc.), para torná-los elétricos, mais seguros e mais autônomos. O uso das tecnologias Valeo também se estendeu para fora do mundo automotivo para infraestrutura e novos serviços: gestão de tráfego, segurança de pedestres, iluminação inteligente em espaços públicos, carregamento de veículos elétricos e resfriamento de data center.

Neutralidade do carbono até 2050

E a Valeo continuará a inovar para um mundo mais seguro e de baixo carbono. A Valeo é o principal requerente de patente francês do mundo de acordo com os rankings publicados em junho de 2022 pelo Instituto de Propriedade Intelectual da França (INPI). Está igualmente empenhada em ajudar a alcançar a neutralidade carbônica até 2050.
Christophe Périllat, CEO da Valeo, comentou: "Estamos celebrando uma grande aventura industrial este ano. Cem anos de história, determinação e compromisso. Cem anos colocando nossa excelência industrial para trabalhar para nossos clientes de montadoras de veículos novos e nossos clientes de distribuidoras no mercado de reposição, trabalhando para tornar a tecnologia de ponta acessível ao mercado mais amplo e para atender aos mais altos padrões automotivos."

Começos humildes para horizontes amplos

A aventura Valeo começou em 1923 na França, em uma oficina perto de Paris, onde as primeiras guarnições de freio foram fabricadas. A empresa cresceu suas operações, expandindo-se em toda a França antes de se tornar internacional: primeiro na Europa, depois no Brasil e, eventualmente, em todo o mundo. Um século depois, a Valeo é agora uma empresa de tecnologia parceira das principais montadoras do mundo. Esse pequeno workshop cresceu e se tornou um gigante internacional com operações em 29 países e uma força de trabalho de 109.900 funcionários.