CAR SHARING, A NOVA TENDÊNCIA MUNDIAL

"MUITOS PILOTOS, UM CARRO" - ABRAÇANDO O "NOVO NORMAL"

O compartilhamento de carros está rapidamente se tornando um modo de vida para milhões de pessoas em todo o mundo. Embora não seja uma prática nova, as interrupções digitais recentes estão tornando-se um aspecto determinante de nossos hábitos de mobilidade. Vamos dar uma olhada na forma do próximo boom de compartilhamento de carros e como tecnologias e hábitos sociais moldarão esse “novo normal” de mobilidade urbana.

Dentro de uma geração, o modelo tradicional de “um motorista, um carro” de propriedade de veículo parecerá bastante estranho: o custo de comprar um veículo, e pagar por sua manutenção e armazenamento, parecerá desproporcional para um ativo que é usado talvez duas vezes por dia.

Adicionando o impacto do congestionamento do tráfego na qualidade de vida da comunidade, não é de admirar que quase seis milhões de pessoas já estejam a bordo com o compartilhamento de carros - e muitos mais se juntarão a eles nos próximos anos. Como Jacques Aschenbroich, CEO da

Valeo, observou sobre a transformação na mobilidade  urbana, “ haverá mais compartilhamento de carros, mais serviços do tipo Uber. A estrutura de propriedade dos carros se tornará muito diferente ”.

Carro compartilhado

Propriedade de veículos atende à era digital

Car sharing não é novidade. Tem sido em torno de um longo tempo, de aluguéis e veículos para locação (incluindo táxis) para carpooling com a família, amigos ou colegas. No entanto, o boom atual - e o declínio previsível na propriedade do veículo em geral - é devido a revoluções em diferentes áreas:

● Digital: a digitalização de serviços e relacionamentos, tecnologia móvel, a Internet das Coisas, análise de Big Data

● Social: consciência ambiental, modelos de propriedade alternativa (por exemplo, a economia compartilhada)

● Urbano: o surgimento de cidades inteligentes, com densidade populacional urbana cada vez maior

Além disso, a digitalização da experiência do cliente resultou em um serviço conveniente e personalizado em praticamente todos os setores. Isso aumentou ainda mais a taxa de adoção de serviços de compartilhamento de carros por motoristas urbanos que agora avaliam isso em relação ao custo real de possuir um carro.

As diferentes faces do compartilhamento de carros: quatro tipos de serviços

Operadora de compartilhamento de carros

Um operador que fornece uma frota de carros para aluguel de curto prazo (por exemplo, viagens por hora ou de ida)

Passeio sob demanda

Um serviço (normalmente um aplicativo) para combinar motoristas particulares e / ou certificados com passageiros

Compartilhamento de carros peer-to-peer

Um serviço que combina proprietários de carros e locatários por meio de uma plataforma ou mercado

Compartilhamento de passeio peer-to-peer

Um serviço que combina motoristas com passageiros para unidades inter ou intra-cidades

Conduzir consumidores e colegas

Hoje, os modelos de compartilhamento de carros mais comuns são B2C (business-to-consumer), como aplicativos de passeio e P2P, como em plataformas de carona.

No entanto, a maioria das plataformas e mercados P2P apresentam um intermediário com um modelo de negócios baseado em comissões. Da mesma forma, a experiência original de compartilhamento de carros peer-to-peer envolve emprestar o próprio carro, que não oferece a mesma segurança e conveniência que os serviços profissionais. Tecnologias como o sistema virtual virtual Valeo InBlue , desenvolvido por meio de uma parceria com a líder de segurança na Internet, a Gemalto , reduzem esses inconvenientes permitindo que os proprietários de carros transfiram remotamente uma chave digital temporária para outro motorista.

Compartilhando veículos, otimizando frotas

Como a tecnologia possibilita economias de escala, os modelos business-to-business (B2B) de compartilhamento de carros estão começando a passar por seu próprio boom também. Eles adotarão características de sua contraparte orientada para o consumidor, na medida em que conveniência e serviços personalizados - e preditivos - se tornarão a norma.

Tornar esses serviços seguros, convenientes e econômicos exige uma combinação criteriosa da tecnologia automotiva e digital. Esse é o objetivo da parceria entre a Valeo e a Capgemini, o Mov'InBlue ™ . Esta solução de gerenciamento de frota e reserva de veículos de ponta a ponta para empresas e serviços de aluguel de carros exige quatro blocos interconectados:

O Mov'InBlue ™ otimiza o uso da frota e, por meio da análise constante de dados, permite experiências personalizadas do cliente e manutenção preditiva, entre outros recursos.

Mobilidade sob demanda

À medida que a automação se torna padronizada, ela sem dúvida deixará sua marca no compartilhamento de carros. Dentro de duas décadas, podemos estar acostumados a uma captação quase instantânea de um veículo automatizado ao apertar de um botão - ou mesmo a serviços preditivos nos cumprimentando no momento em que deixamos o escritório, talvez parando automaticamente para buscar vizinhos o caminho. Embora seja improvável que a propriedade de carros particulares desapareça em breve, a noção do que constitui “meu carro” certamente evoluirá bastante nos próximos anos.

Fontes

Informações e dados sobre tendências:

Site do BCG

Tendências disruptivas que transformarão a indústria automobilística

Mobilidade inovadora do compartilhamento de carros - Visão geral, análise e

tendências do mercado

Soluções Valeo:

Sistemas de conforto e direção

[EM FRANCÊS] Valeo e Capgemini estão colaborando para desenvolver uma

nova solução para a mobilidade inteligente para frotas empresariais e

empresas de aluguer de automóveis

Valeo Inblue® Virtual Key System