Dica Técnica |Como manter a saúde do sistema elétrico do seu veículo

Dicas de como manter a saúde do sistema elétrico do seu veículo

 

O sistema elétrico é de extrema importância para os veículos, já que praticamente todas as peças precisam de energia elétrica em algum momento para funcionarem, tornando impossível o uso do carro sem energia. 

Por isso é importante estar sempre atento aos sinais de que algo na parte elétrica não está funcionando, além de cuidar para que o sistema elétrico funcione da forma devidamente correta para evitar transtornos e acidentes. Confira as dicas de como manter a saúde do sistema elétrico do seu veículo: 

Não utilize os periféricos por muito tempo com o motor desligado 

Permanecer com o carro desligado e com rádio, ar condicionado e luzes acesas pode afetar a saúde da bateria e do sistema elétrico. O recomendado é ligar o carro por 5 minutos para cada 30 minutos com os acessórios em uso. 

Atente-se aos periféricos antes de dar a partida 

Desligue todos os periféricos antes de dar partida no carro. Ar condicionado, carregadores de celular e faróis ligados durante a partida podem atrapalhar a saúde do sistema elétrico do seu veículo. 

Observe as configurações de periféricos antes de instalá-los 

Antes de instalar sistemas sonoros com componentes e luzes no veículo, certifique-se que o sistema elétrico não será comprometido, principalmente em relação à carga da bateria.] 

Abasteça o reservatório de partida a frio 

Em temperaturas baixas, o funcionamento do motor de partida é mais exigido, podendo sobrecarregar o sistema elétrico. Por isso é importante manter o reservatório abastecido com gasolina aditivada, assim o motor de partida será menos exigido e consequentemente reduzirá o acionamento do motor de partida. 

A importância da embreagem para o sistema elétrico 

Pisar na embreagem antes de ligar o veículo força menos o motor de partida, pois desconecta motor e câmbio, exigindo menos peso para acionar o motor do carro.

O nosso site é personalizado para você. Selecione o seu perfil.