Escolha o perfil:
Reparador
  • Distribuidor
  • Motorista

Dicas para fazer o motor do seu carro durar mais

Confira algumas dicas de como cuidar para que o motor do seu carro funcione melhor e por mais tempo

Problemas no motor do carro podem causar muita dor de cabeça, e por isso é importante tomar alguns cuidados diários que aumentam a vida útil do componente e evitam possíveis danos que podem dar bastante trabalho. Saiba mais com as dicas que separamos:

 

Não aqueça o motor antes de rodar

Não é preciso esperar alguns minutos em marcha lenta antes de sair com o carro pela manhã ou quando o veículo está frio. O tempo que você leva para se ajeitar no carro ligando o motor, colocando o cinto, arrumando o assento e os espelhos já é suficiente para que ele esteja pronto para rodar.

O importante é andar com suavidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, pois no começo ele ainda estará frio.

 

Evite acelerações bruscas

Acelerar de maneira brusca é um dos hábitos mais danosos para a saúde do carro, o recomendado é evitar este tipo de manobra na direção após parar no semáforo ou em um cruzamento, por exemplo.

Ao rodar no trânsito o motor do carro tende a trabalhar em altas temperaturas e acelerar com rapidez intensifica a temperatura da peça, o que sobrecarrega o sistema de arrefecimento, juntas e correias, por exemplo. Além disso, deve-se levar em conta que esse hábito prejudica não só o motor, mas também a embreagem do carro.

 

Não economize no filtro de ar e óleo

Economizar nestes dois filtros é a pior decisão que você pode tomar para a saúde do motor do seu carro. A recomendação é que o filtro de óleo seja trocado toda vez que o fluido se esgotar, sendo a mesma recomendação válida para o filtro de ar.

 

Escolha bem o óleo que será colocado em seu veículo

Comprar um óleo de qualidade é importante para o bom funcionamento do motor de um carro. Outra dica importante é seguir estritamente a recomendação do fabricante. Se o indicado é utilizar óleo sintético, por exemplo, não se deve substituir por outro tipo por mais que ele seja mais caro.

Este é um caso em que investir em qualidade resulta em economia a longo prazo, pois óleos modernos não precisam de aditivos. Siga o manual de seu veículo e antecipe as trocas do fluido se você rodar por muito tempo em regimes severos, como no trânsito ou em áreas poluídas e empoeiradas.