Tecnologia ADAS: Sensores de estacionamento Valeo

Sensor Ultrassônico de Assistência a Estacionamento Valeo & Anel de Desacoplamento
A tecnologia ADAS é cada vez mais importante para a experiência ao dirigir.

Sensores de estacionamento Valeo: Uma parte essencial da tecnologia ADAS

A cada ano que passa, a tecnologia ADAS (advanced driver-assistance systems) está se tornando cada vez mais poderosa e intrínseca para a experiência ao dirigir. Seja o seu sistema de Advertência de Colisão Dianteira (Forward Collision Warning - FCW), Sistemas de Estacionamento Automático (utilizando sensores Valeo), sistemas de visão em 360 graus (para estacionar e assistência em manobras em velocidades muito baixas), ou os sistemas de advertência de saída de faixa (LDW), dirigir hoje em dia não é mais o que era para as pessoas que dirigiam vinte anos atrás. Além disto, a experiência de dirigir hoje em dia não será a mesma do que se dará daqui a alguns anos.

A ADAS é um mercado em crescimento, em que 75% de novos carros são previstos que terão câmeras de visão traseira e em toda à volta assim como sensores ultrassônicos até 2025; 100% dos carros novos terão uma câmera dianteira atrás do para-brisa até 2025 e 5% dos carros novos disporão de um sensor dianteiro LiDAR até 2030 (a tecnologia usada para desenvolver carros autônomos).

A forte posição da Valeo no mercado

Dada a importância da ADAS, tanto no presente quanto no futuro, a Valeo certificou-se de estar na dianteira e no centro quando se trata de fornecer a tecnologia ADAS à indústria automotiva e, atualmente, mantém uma posição industrial muito forte no setor.

A Valeo é a líder global em sistemas de assistência a estacionamento e à direção, com mais de 30 anos de produção de alto volume, 30 milhões de sistemas fornecidos a cada ano e 30% de novos veículos usando a tecnologia ADAS da Valeo.

Sensores ultrassônicos de estacionamento

Um dos mais importantes de todos os sistemas avançados de assistência à direção são os Sensores Ultrassônicos de Estacionamento. Estes sensores são montados nos para-choques e laterais do veículo para possibilitar a detecção de quaisquer obstáculos durante o estacionamento manual, estacionamento automático, ou condução em baixa velocidade, como nas cidades e em engarrafamentos de tráfego.

A Valeo foi a pioneira em assistência ultrassônica ao estacionamento, desde 1991, porém em 2016 deu passos ainda mais amplos com o Park4U® Remote. O Park4U® Remote atua para executar um estacionamento tanto perpendicular quanto paralelo através do simples uso de um smartphone. Utilizando sensores baratos, o Park4U® Remote detecta e mede  espaços disponíveis na lateral da estrada e uma vez identificando uma vaga adequada o motorista é notificado e o carro então estaciona sozinho.

Sensores ultrassônicos de estacionamento: Um mercado em crescimento liderado pela Valeo

A partir de 2021, cerca de 156 milhões de veículos na Europa são estimados como tendo sido equipados com sensores ultrassônicos de estacionamento, com até 16 sensores instalados por veículo. Isto deixa até 60% dos veículos a serem equipados com UPAs até 2027, no que é um mercado em rápida expansão. E além disto, o mercado de reposição anual de UPA é estimado como sendo de 3,5 milhões de sensores na Europa a sendo substituídos apenas em 2021.

A Valeo é um dos principais fabricantes de sensores de estacionamento no mercado com mais de 1,5 bilhão de sensores produzidos até hoje. Há ainda um enorme potencial no mercado de UPA por anos vindouros, à medida que a tecnologia ADAS torna-se padrão tanto para fabricantes quanto clientes.

Sensores ultrassônicos Valeo: Uma  linha robusta e padronizada para a IAM

A linha padronizada de UPAs da Valeo já incluiu 1 suporte de sensor e 30 sensores. Os sensores que podem ser pintados, juntamente com a aplicação de hardware e software de sensores padronizados, permitem uma linha racionalizada, ao mesmo tempo cobrindo um amplo número de fabricantes e modelos de carros. A linha até agora é compatível com 50 fabricantes de carros e 210 modelos, retrocedendo até 2007, e caminhando para diante até o presente. Ela também se beneficia por ter produtos 100% originais e cativos, juntamente com a padronização e a facilidade de escolha e estoque.

Em maio de 2022, a Valeo liberou ainda mais referências de produtos para o mercado ADAS, com 16 novos números de peça disponíveis para distribuição, o que cobrirá outros 6 milhões de veículos na Europa, 6 fabricantes de carros e 36 modelos de veículos.

Com um total de 46 referências hoje em dia, a Valeo oferece uma das mais amplas linhas OE de sensores de estacionamento para o mercado de reposição independente, assim cobrindo 56 fabricantes de carros e 246 modelos.

Num mercado de reposição independente em expansão contínua, a Valeo tem a firme intenção de atender a todas as demandas.