Saiba como tirar o ar do sistema de arrefecimento e evite superaquecimento, falhas no motor e danos à bomba d’água. Confira o passo a passo!
Seu automóvel está apresentando superaquecimento sem uma causa aparente? Esse sintoma pode indicar um problema no sistema de arrefecimento, causado pelo acúmulo de ar no circuito. Mas como tirar o ar do sistema de arrefecimento? Felizmente, esse problema pode ser resolvido com o procedimento correto.
Saiba como descobrir o que pode causar a entrada de ar no sistema, aprenda a reconhecer os sinais de alerta e conferir um passo a passo detalhado para eliminar as bolhas, garantindo o funcionamento eficiente do motor e evitando prejuízos futuros. Vamos lá?
O ar pode entrar no sistema de arrefecimento de diferentes formas, geralmente durante processos de manutenção ou devido a falhas nos componentes. Quando isso acontece, o líquido de arrefecimento não circula corretamente, prejudicando a troca de calor do motor.
Conheça as principais causas do acúmulo de ar no sistema:
Saber identificar a origem do problema é o primeiro passo para entender como tirar o ar do sistema de arrefecimento e assegurar que o sistema funcione da forma correta, sem danos ao motor.
A presença de ar no sistema de arrefecimento traz prejuízos ao funcionamento do motor. O principal problema é que as bolhas de ar impedem a circulação eficiente do líquido de arrefecimento.
Como o sistema perde a capacidade de dissipar calor, acontece o superaquecimento do motor, que leva a falhas como perda de potência, aumento no consumo de combustível e danos em outros componentes.
O ar no sistema também pode gerar cavitação na bomba d’água, um fenômeno que provoca a formação de microbolhas de vapor que colapsam com força sobre as lâminas da bomba. Esse impacto contínuo causa desgaste prematuro, reduz a eficiência da circulação do líquido e exige a substituição prematura da peça.
O superaquecimento afeta ainda a junta do cabeçote, que é responsável por vedar a câmara de combustão e impedir vazamentos de óleo e líquido de arrefecimento. O componente pode queimar, rachar ou perder a vedação, permitindo a mistura de óleo e fluido de arrefecimento. Como resultado, há perda de compressão do motor, falhas graves e necessidade de retífica do cabeçote.
Em casos mais extremos, a temperatura elevada pode causar o derretimento ou empenamento de peças internas, necessitando de um reparo mais caro e complexo. Por isso, é fundamental remover o ar do sistema assim que o problema for identificado.
Os sinais de que há ar preso no sistema de arrefecimento podem ser percebidos tanto pelo motorista quanto pelo mecânico. Ficar atento a esses sintomas ajuda a evitar problemas maiores no motor:
Se o veículo apresentar algum desses sinais, é importante verificar o sistema e remover o ar quanto antes.
Eliminar o ar do sistema de arrefecimento é um processo relativamente simples, mas que exige atenção para ser feito corretamente. O ideal é contar com um mecânico experiente, mas se você deseja aprender como tirar o ar do sistema de arrefecimento, siga este passo a passo:
Esse procedimento garante que o sistema fique livre de ar e volte a operar corretamente.
Agora que você já aprendeu como tirar o ar do sistema de arrefecimento, é preciso se certificar de que o líquido usado no radiador seja o correto. Um aditivo de qualidade evita a formação de bolhas de ar, protege contra corrosão e melhora a eficiência do resfriamento do motor.
Os aditivos para radiador podem ser orgânicos, inorgânicos ou híbridos, cada um com durabilidade e composição específicas
Para um arrefecimento eficiente, sempre siga a proporção correta de mistura com água desmineralizada indicada pelo fabricante ou pelo seu mecânico de confiança.
Usar um aditivo inadequado ou misturá-lo erradamente causa ferrugem, entupimentos e reduz a eficiência do arrefecimento. Quer entender melhor qual o melhor aditivo para o seu veículo?
Confira nosso artigo completo e aprenda a fazer a escolha certa!
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