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Aprenda como tirar ar do sistema de arrefecimento

Saiba como tirar o ar do sistema de arrefecimento e evite superaquecimento, falhas no motor e danos à bomba d’água. Confira o passo a passo!

Confira dicas e aprenda como tirar o ar do sistema de arrefecimento

Seu automóvel está apresentando superaquecimento sem uma causa aparente? Esse sintoma pode indicar um problema no sistema de arrefecimento, causado pelo acúmulo de ar no circuito. Mas como tirar o ar do sistema de arrefecimento? Felizmente, esse problema pode ser resolvido com o procedimento correto. 

Saiba como descobrir o que pode causar a entrada de ar no sistema, aprenda a reconhecer os sinais de alerta e conferir um passo a passo detalhado para eliminar as bolhas, garantindo o funcionamento eficiente do motor e evitando prejuízos futuros. Vamos lá?

O que causa ar no sistema de arrefecimento?

O ar pode entrar no sistema de arrefecimento de diferentes formas, geralmente durante processos de manutenção ou devido a falhas nos componentes. Quando isso acontece, o líquido de arrefecimento não circula corretamente, prejudicando a troca de calor do motor.

Conheça as principais causas do acúmulo de ar no sistema:

  • Troca incorreta do líquido de arrefecimento: se o sistema não for purgado corretamente após a substituição do fluido, bolhas de ar podem ficar presas nos canais internos.
  • Vazamentos no sistema: rachaduras em mangueiras, radiador e reservatório de expansão podem permitir a entrada de ar.
  • Falha na vedação: componentes como juntas, conexões e a tampa do reservatório podem estar desgastados, permitindo a infiltração de ar.
  • Troca de peças do sistema: ao substituir componentes como a bomba d’água ou o radiador, é comum que o ar fique retido caso o procedimento de sangria não seja feito corretamente.
  • Baixo nível de líquido de arrefecimento: se o nível estiver abaixo do recomendado, o sistema pode aspirar ar, criando bolhas e reduzindo a eficiência da refrigeração.

Saber identificar a origem do problema é o primeiro passo para entender como tirar o ar do sistema de arrefecimento e assegurar que o sistema funcione da forma correta, sem danos ao motor.

O que acontece com o veículo quando há ar no sistema de arrefecimento?

A presença de ar no sistema de arrefecimento traz prejuízos ao funcionamento do motor. O principal problema é que as bolhas de ar impedem a circulação eficiente do líquido de arrefecimento.

Como o sistema perde a capacidade de dissipar calor, acontece o superaquecimento do motor, que leva a falhas como perda de potência, aumento no consumo de combustível e danos em outros componentes. 

O ar no sistema também pode gerar cavitação na bomba d’água, um fenômeno que provoca a formação de microbolhas de vapor que colapsam com força sobre as lâminas da bomba. Esse impacto contínuo causa desgaste prematuro, reduz a eficiência da circulação do líquido e exige a substituição prematura da peça.

O superaquecimento afeta ainda a junta do cabeçote, que é responsável por vedar a câmara de combustão e impedir vazamentos de óleo e líquido de arrefecimento. O componente pode queimar, rachar ou perder a vedação, permitindo a mistura de óleo e fluido de arrefecimento. Como resultado, há perda de compressão do motor, falhas graves e necessidade de retífica do cabeçote.

Em casos mais extremos, a temperatura elevada pode causar o derretimento ou empenamento de peças internas, necessitando de um reparo mais caro e complexo. Por isso, é fundamental remover o ar do sistema assim que o problema for identificado.

Quais são os sintomas de ar no arrefecimento?

Os sinais de que há ar preso no sistema de arrefecimento podem ser percebidos tanto pelo motorista quanto pelo mecânico. Ficar atento a esses sintomas ajuda a evitar problemas maiores no motor:

  • Superaquecimento repentino do motor;
  • Oscilações na temperatura mostrada no painel;
  • Falhas no acionamento da ventoinha do radiador;
  • Ruídos de borbulhamento ao abrir o reservatório de expansão;
  • Vazamento ou nível irregular do líquido de arrefecimento;
  • Funcionamento irregular do motor, como perda de potência.

Se o veículo apresentar algum desses sinais, é importante verificar o sistema e remover o ar quanto antes.

Como tirar o ar do sistema de arrefecimento?

Eliminar o ar do sistema de arrefecimento é um processo relativamente simples, mas que exige atenção para ser feito corretamente. O ideal é contar com um mecânico experiente, mas se você deseja aprender como tirar o ar do sistema de arrefecimento, siga este passo a passo:

  • Com o motor frio, abra o capô e localize o reservatório de expansão e o radiador;
  • Verifique o nível do líquido de arrefecimento e complete se necessário, respeitando a proporção recomendada pelo fabricante;
  • Solte a mangueira de suspiro de ar (se houver) para liberar o ar preso no sistema;
  • Ligue o motor e deixe-o funcionar até atingir a temperatura normal de operação;
  • Observe o fluxo do líquido no reservatório e aperte levemente as mangueiras para ajudar a eliminar as bolhas de ar;
  • Se o carro tiver parafuso de sangria, abra-o lentamente até que saia somente líquido, sem bolhas de ar;
  • Feche o parafuso de sangria e a mangueira, desligue o motor e espere esfriar;
  • Verifique novamente o nível do líquido de arrefecimento e complete, se necessário.

Esse procedimento garante que o sistema fique livre de ar e volte a operar corretamente.  

Você sabe escolher o melhor aditivo para radiador?

Agora que você já aprendeu como tirar o ar do sistema de arrefecimento, é preciso se certificar de que o líquido usado no radiador seja o correto. Um aditivo de qualidade evita a formação de bolhas de ar, protege contra corrosão e melhora a eficiência do resfriamento do motor. 

Os aditivos para radiador podem ser orgânicos, inorgânicos ou híbridos, cada um com durabilidade e composição específicas

  • Orgânicos (OAT): duram mais e são indicados para motores modernos, com trocas a cada 240 mil km ou 5 anos. 
  • Inorgânicos (IAT): oferecem proteção rápida, mas precisam ser substituídos com mais frequência, cerca de 30 mil km ou 2 anos. 

Para um arrefecimento eficiente, sempre siga a proporção correta de mistura com água desmineralizada indicada pelo fabricante ou pelo seu mecânico de confiança.

Usar um aditivo inadequado ou misturá-lo erradamente causa ferrugem, entupimentos e reduz a eficiência do arrefecimento. Quer entender melhor qual o melhor aditivo para o seu veículo?

Confira nosso artigo completo e aprenda a fazer a escolha certa!