Escolha o perfil:
Reparador
  • Distribuidor
  • Motorista

Como trocar as palhetas do carro? Guia completo

Confira a linha completa de Palhetas Valeo

 

Embora parte dos motoristas se lembre das palhetas apenas na época das chuvas, elas são itens que merecem atenção e trocas periódicas para manter em dia a segurança dos condutores. Portanto, é importante saber como trocar as palhetas do carro e a hora certa de fazer isso. Confira neste artigo um guia completo com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. 

 

Para que servem as palhetas do limpador de para-brisa?


Também conhecidas como borracha do limpador de para-brisa, as palhetas fazem parte de um sistema composto também por motor e hastes. Sendo assim, elas são o elemento que entra em contato com o para-brisa e ajudam a limpá-lo.

 

Quais os modelos de palhetas oferecidos no mercado?


A Valeo é a número 1 do mundo em fabricação de sistemas limpadores de para-brisa e, atualmente, oferece cinco diferentes modelos de palhetas de alta tecnologia. São eles:

 

  • Palheta CX: Reconhecida no mercado por seu custo e alta qualidade, o modelo CX é fabricado para limpadores com braços tipo gancho e tem um conector universal.

 

                                                  Confira aqui outras informações sobre o produto.

CX
  • Palheta Plus: Seu grande diferencial é o indicador de troca, que vai ficando amarelo com o passar dos meses, alertando o momento correto da troca da palheta. Essa tecnologia é patenteada pela Valeo e ajuda os motoristas sobre a reposição da peça.

 

                                                        A descrição completa você encontra aqui

PLUS

 

  • Palheta Evollution: Em cada região este modelo ganhou um nome, em alguns locais é conhecida inclusive como palheta de silicone,  mas na verdade o nome correto é tecnologia Flat Blade, cujo a palheta não tem a estrutura metálica convencional e através da sua aerodinâmica e de estrutura desenvolvida diretamente na borracha, oferece mais de 1000 pontos de pressão no para-brisas desenvolvida para atender veículos com conexões específicas de haste, também conhecido como braço da palheta, a Evollution conta com toda a tecnologia de limpeza da Valeo e ainda vem acompanhada de conectores que permitem instalação em diversos sistemas de limpador de para-brisa.
  • Palheta Evollution Extra: É o mesmo produto e da Palheta Evollution, utilizada para substituir as palhetas convencionais dos carros que utilizam sistema de braço conhecido como tipo gancho, atende 90% da frota circulante.

 

                                                Clique aqui e descubra tudo sobre a linha Evollution da Valeo

Evollution

                                                                                                         

EV EX

                                            Confira os diferenciais entre as palhetas Evollution & Evollution Extra

 

Como trocar o limpador de para-brisa?

Agora que sabemos do que se tratam as palhetas e quais os modelos disponíveis, chegou a hora de entender como trocá-las.

 

  • Verifique o tamanho da palheta

Pode parecer bobagem, mas não são raros os casos em que esquecemos de medir o tamanho da palheta antes da compra. Por isso, estar atento às dimensões do item é importante para evitar a troca do produto ou até mesmo a perda do dinheiro investido. Você pode medir com uma régua ou fita métrica ou, ainda, comparando a nova palheta com a que será substituída.

  • Confira o tipo de encaixe da Haste

Outro procedimento para ser feito antes da compra da palheta é conferir qual o tipo de encaixe da haste do sistema de limpador de para-brisa do seu carro. Para te ajudar, as fabricantes de palheta têm tabelas indicando qual o nome do modelo para cada carro. Isso pode ser conferido no catálogo online ou nas embalagens do acessório. 

  • Passo a Passo para troca

Para instalar as novas palhetas siga o procedimento abaixo:

 

  1.  Levante a haste (também conhecido como braço) até que ela fique perpendicular ao para-brisa. Tome cuidado pois o sistema de molas da haste pode fazê-la voltar com tudo e danificar o vidro;
  2. Solte a palheta antiga e tire-a da haste. Para esse procedimento, é preciso identificar onde está o pino ou trava plástica e soltá-lo. De acordo com cada modelo de haste e palheta, a maneira de tirar a trava pode mudar. Para não ter dúvida, a Valeo disponibilizou uma série de vídeos, que você confere abaixo, explicando de forma simples como fazer em cada caso;

  3. Encaixe o novo limpador e certifique-se de que ele está travado. Esse procedimento também pode ser conferido nos vídeos que a Valeo fez sobre o tema;

  4. Deite o limpador novamente sobre o para-brisa, mas tome cuidado com a força da mola para não causar nenhum dano ao vidro;

  5. Repita o procedimento nas outras hastes. Pronto, você já pode rodar com segurança de novo.

  6. Caso ainda tenha fiado com dúvida na aplicação? entre em contato com o canal de atendimento Valeo e tire suas dúvidas.

 

Confira os vídeos tutoriais que a Valeo fez explicando como trocar as palhetas de acordo com cada modelo de encaixe e adaptador:

 

 

Quando trocar as palhetas do carro?

Explicado como trocar a borracha do limpador de para-brisa, é essencial entender quando elas devem ser trocadas. Via de regra, a durabilidade desses acessórios não é maior do que 12 meses. Isso significa que elas devem ser trocadas todos os anos. 

Porém, há outros aspectos que devem ser considerados e que podem indicar a necessidade de substituição da peça antes do prazo indicado. Portanto, quando você observar que a borracha está ressecada ou rachada, ou que a limpeza do vidro está ineficiente e prejudica a visão, é hora de trocar a palheta.

 

Quais cuidados devo ter com as palhetas?

Para conseguir um melhor desempenho dos limpadores, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar ações que devem ser tomadas

 

  • Palhetas Trepidando: Quando isso acontece, é indício de que ou as palhetas estão ressecadas ou há folga nas articulações do sistema de limpeza. No primeiro caso, você tem que efetuar a troca do item. No segundo, basta ajustar as articulações; 
  • Filetes de água durante o acionamento: Se ao efetuar a limpeza você perceber que ficam filetes de água no para-brisa, pode ser que haja sujeira nas palhetas. Limpe-as e, caso o problema persista, troque o acessório;
  • Barulho durante a limpeza: Isso ocorre quando o contato da borracha do limpador com o para-brisa não está sendo suave. Limpe a borracha e veja se o barulho continua. Em caso positivo, você precisará trocar o item;
  • Manchas no vidro: Se o seu para-brisa estiver sujo ou com resíduos, a qualidade da limpeza efetuada pelas palhetas ficará prejudicada devido à falta de contato com o vidro. Sendo assim, ao perceber que existem áreas do para-brisa que não estão sendo limpas corretamente, passe um pano no vidro para eliminar quaisquer resíduos que possam estar ali.

Com esses procedimentos, é possível aumentar a eficiência do equipamento e manter em segurança tanto os ocupantes do veículo quanto os pedestres e outros motoristas. 

 

Quais as consequências de não trocas as palhetas?

Neste artigo, já explicamos como trocar a borracha do limpador de para-brisa, evidenciando os benefícios da substituição dentro do prazo e os cuidados que devem ser tomados. Falta, porém, falarmos sobre as consequências de adiar a troca. 

No caso do veículo, se a substituição não ocorrer no período certo, a borracha pode se soltar e o ferro da estrutura do limpador vai acabar riscando o seu para-brisa. Assim, você teria que trocar por outro, causando um grande prejuízo. 

Além disso, não podemos esquecer da questão da segurança. Ter a visibilidade afetada durante uma chuva coloca em risco tanto você quanto as pessoas em volta. Portanto, estar com as palhetas em dia é uma questão de responsabilidade com a vida de todos. 

Lembrando que não acionar o limpador durante chuva ou tempestade é uma infração grave que tira 5 pontos da CNH e gera uma multa. 

Agora que você está por dentro de como trocar as palhetas do carro, confira mais detalhes sobre as palhetas que a Valeo oferece no Brasil e escolha aquela que melhor se encaixa às suas necessidades. ​​​​​​