Componentes do Alternador

Componentes do Alternador

 

Polia: Responsável pelo contato com a correia, que vai acionar o eixo e transmitir o movimento do motor térmico.

Mancal Dianteiro: Sua função é dar o suporte para o rotor e estator e assegurar a fixação mecânica do alternador no bloco motor. O projeto dos mancais deve garantir que o alternador irá suportar os níveis de vibração de cada aplicação.

Estator: A principal função do estator é gerar corrente. O estator representa no alternador as três bobinas que estão sujeitas ao campo magnético do rotor. Na saída das fases das bobinas teremos a tensão induzida do rotor. O estator irá suportar as bobinas e ao mesmo tempo proporcionar a concentração das linhas do campo magnético.

Rotor: É composto pelo eixo, bobinas e garras polar; sua função é gerar um campo eletromagnético que induzirá corrente alternada no estator. O diâmetro e a largura da bobina e garra polar determinam o campo magnético do rotor. Este campo junto com o diâmetro e largura do estator determinam a potência
do alternador.

Ponte Retificadora: A função principal da ponte retificadora é transformar (retificar) a tensão alternada
em tensão contínua. Os componentes elétricos que garantem esta retificação são os diodos. Para que os
diodos possam atuar, eles devem estar ligados eletricamente em ponte retificadora. A ligação elétrica é garantida pelo conector, parte de plástico sobremoldado que contém as conexões de cobre.

Regulador: Composto pelo módulo eletrônico (regulador de tensão), escova (fornece tensão para o rotor) e capacitor (filtro). O regulador deve manter a tensão regulada dentro dos parâmetros pré-
estabelecidos. A função básica do regulador pode ser representada por uma “chave” que abre-e-fecha. Quando a tensão está muito alta ele “abre a chave” (abre o circuito) de excitação do rotor, diminuindo a tensão no alternador. E quando a tensão está muito baixa ele fecha o circuito, aumentando a corrente de excitação do rotor.

Capô Plástico: Sua função é proteger os contatos elétricos da ponte retificadora e também não permitir que durante a manutenção do motor térmico tenha-se acesso aos terminais elétricos.

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