Componentes do alternador
Para o mercado de reposição, a Valeo fornece peças do alternador separadamente.
O alternador da Valeo é um equipamento original que atende às exigências das principais montadoras do mundo. No Brasil, é produzido pela fábrica da Valeo instalada em Campinas (SP), de onde saem diariamente 4 mil alternadores completos. O mesmo produto que chega às montadoras atende o mercado de reposição.
Desenvolvido para entregar o melhor desempenho e durabilidade, o alternador Valeo é todo aberto e conta com recursos que atenuam o impacto térmico sobre o equipamento e seus componentes. A linha da Valeo para peças do alternador conta com revestimento específico que garante proteção térmica e adequação da superfície de contato para melhor performance.
Conheça a linha de peças do alternador
Polia: Responsável pelo contato com a correia, que vai acionar o eixo e transmitir o movimento do motor térmico.
Mancal Dianteiro: Têm a função de dar suporte para o rotor e estator, assegurando a fixação mecânica do alternador no bloco motor. Os mancais devem garantir que o alternador suporte os níveis de vibração de cada aplicação.
Estator: A principal função do estator é gerar corrente. O estator representa no alternador as três bobinas que estão sujeitas ao campo magnético do rotor. Na saída das fases das bobinas teremos a tensão induzida do rotor. O estator irá suportar as bobinas e ao mesmo tempo proporcionar a concentração das linhas do campo magnético.
Rotor: É composto pelo eixo, bobinas e garras polar. Tem como função gerar campo eletromagnético que induzirá a corrente alternada no estator. O diâmetro e a largura da bobina e garra polar determinam o campo magnético do rotor. Esse campo, junto com o diâmetro e largura do estator, determinam a potência do alternador.
Ponte Retificadora: Tem como principal função transformar a tensão alternada em tensão contínua. Os componentes elétricos que garante essa retificação são os diodos. Para que eles possam atuar, devem estar ligados eletricamente em ponte retificadora. Essa ligação elétrica é garantida pelo conector, parte de plástico que contém as conexões de cobre.
Regulador: Esse componente é composto pelo módulo eletrônico (regulador de tensão), escova (fornece tensão para o rotor) e capacitor (filtro). O regulador deve manter a tensão regulada dentro dos parâmetros pré-estabelecidos. A função básica do regulador pode ser representada por uma chave que abre e fecha. Quando a tensão está muito alta, ele abre a chave de excitação do rotor, diminuindo a tensão do alternador. E quando a tensão está muito baixa, ele fecha o circuito, aumentando a corrente de excitação do rotor.
Capô Plástico: Tem como função proteger os contatos elétricos da ponte retificadora e impedir que durante a manutenção do motor térmico tenha acesso aos terminais elétricos.
Perguntas e Respostas ⤵︎
O que provoca o desgaste da polia?
A polia é a peça que faz a conexão mecânica do alternador com o motor, por meio da correia. Por ficar em contato direto com a correia, a polia sofre muito atrito, que pode provocar o desgaste da peça. Ao fazer o diagnóstico, é recomendado analisar visualmente o conjunto para verificar se há possíveis avarias que possam danificar a correia (podendo, inclusive, causar o seu rompimento) ou até mesmo desbalancear o eixo do rotor, não transmitindo, dessa forma, resistência mecânica suficiente para o alternador.
Quais são os materiais usados na fabricação da polia?
O que é polia louca?
A polia louca é a polia roda livre, chamada também de polia livre do alternador. Essa é uma peça que gira livremente e absorve aciclismos e vibrações do motor. Ela evita o deslizamento da correia sem atrapalhar o seu movimento e conta com uma capa protetora que evita danos durante a montagem. Pode ultrapassar 12.000 RPMs.
A polia roda livre tem como função:
A polia roda livre (polia louca) pode ser substituída por uma polia rígida?
Não. A polia roda livre e a polia rígida funcionam de forma diferente. O rotor da polia louca gira livremente, o que não acontece no caso da polia rígida. Com isso, esses dois tipos de polias têm formas distintas de absorver aciclismos e vibrações do motor ou de transmitir a energia mecânica do alternador para o motor. A troca de uma polia roda livre por uma polia rígida pode danificar tanto a peça quanto outros componentes (como a correia), podendo comprometer, inclusive, o alternador.
Qual é a função dos mancais e suportes?
Os mancais e suportes asseguram a montagem dos componentes. Eles garantem que o alternador suporte os níveis de vibração.
O que acontece quando o estator queima?
Quando o estator queima, a conversão de energia mecânica em energia elétrica fica comprometida.
Como diagnosticar problemas no estator?
Há três análises a serem realizadas na desmontagem para diagnosticar falhas no estator. Confira abaixo as recomendações:
Como solucionar dificuldades relacionadas aos componentes do alternador Valeo?
Se você está com dúvida ou alguma dificuldade para instalar peças do alternador Valeo, entre em contato com o Suporte Conectado Valeo. O time de especialistas Valeo está preparado para solucionar qualquer problema, de forma remota e rápida, prestando toda a assistência necessária durante o processo de instalação das peças.