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Componentes do alternador

 Componentes do alternador

Para o mercado de reposição, a Valeo fornece peças do alternador separadamente.

O alternador da Valeo é um equipamento original que atende às exigências das principais montadoras do mundo. No Brasil, é produzido pela fábrica da Valeo instalada em Campinas (SP), de onde saem diariamente 4 mil alternadores completos. O mesmo produto que chega às montadoras atende o mercado de reposição.

Desenvolvido para entregar o melhor desempenho e durabilidade, o alternador Valeo é todo aberto e conta com recursos que atenuam o impacto térmico sobre o equipamento e seus componentes. A linha da Valeo para peças do alternador conta com revestimento específico que garante proteção térmica e adequação da superfície de contato para melhor performance.

 

Conheça a linha de peças do alternador

Componentes do Alternador

Polia: Responsável pelo contato com a correia, que vai acionar o eixo e transmitir o movimento do motor térmico.

Mancal Dianteiro: Têm a função de dar suporte para o rotor e estator, assegurando a fixação mecânica do alternador no bloco motor. Os mancais devem garantir que o alternador suporte os níveis de vibração de cada aplicação.

Estator: A principal função do estator é gerar corrente. O estator representa no alternador as três bobinas que estão sujeitas ao campo magnético do rotor. Na saída das fases das bobinas teremos a tensão induzida do rotor. O estator irá suportar as bobinas e ao mesmo tempo proporcionar a concentração das linhas do campo magnético.

Rotor: É composto pelo eixo, bobinas e garras polar. Tem como função gerar campo eletromagnético que induzirá a corrente alternada no estator. O diâmetro e a largura da bobina e garra polar determinam o campo magnético do rotor. Esse campo, junto com o diâmetro e largura do estator, determinam a potência do alternador.

Ponte Retificadora: Tem como principal função transformar a tensão alternada em tensão contínua. Os componentes elétricos que garante essa retificação são os diodos. Para que eles possam atuar, devem estar ligados eletricamente em ponte retificadora. Essa ligação elétrica é garantida pelo conector, parte de plástico que contém as conexões de cobre.

Regulador: Esse componente é composto pelo módulo eletrônico (regulador de tensão), escova (fornece tensão para o rotor) e capacitor (filtro). O regulador deve manter a tensão regulada dentro dos parâmetros pré-estabelecidos. A função básica do regulador pode ser representada por uma chave que abre e fecha. Quando a tensão está muito alta, ele abre a chave de excitação do rotor, diminuindo a tensão do alternador. E quando a tensão está muito baixa, ele fecha o circuito, aumentando a corrente de excitação do rotor.

Capô Plástico: Tem como função proteger os contatos elétricos da ponte retificadora e impedir que durante a manutenção do motor térmico tenha acesso aos terminais elétricos.

 


 

Perguntas e Respostas ⤵︎

O que provoca o desgaste da polia?

A polia é a peça que faz a conexão mecânica do alternador com o motor, por meio da correia. Por ficar em contato direto com a correia, a polia sofre muito atrito, que pode provocar o desgaste da peça. Ao fazer o diagnóstico, é recomendado analisar visualmente o conjunto para verificar se há possíveis avarias que possam danificar a correia (podendo, inclusive, causar o seu rompimento) ou até mesmo desbalancear o eixo do rotor, não transmitindo, dessa forma, resistência mecânica suficiente para o alternador.

Quais são os materiais usados na fabricação da polia?

Existem hoje polias em dois tipos de material: zinco níquel e cataforese:
  • polia de zinco níquel: tem coloração natural e assegura um maior contato e resistência mecânica à correia, potencializando a transmissão do torque e a absorção de aciclismos (irregularidades cíclicas) do motor;
  • polia de cataforese: tem coloração preta e muito utilizada em alternadores com amperagem entre 60 e 90 AH, pois tem uma menor resistência mecânica.
  • O que é polia louca?

    A polia louca é a polia roda livre, chamada também de polia livre do alternador. Essa é uma peça que gira livremente e absorve aciclismos e vibrações do motor. Ela evita o deslizamento da correia sem atrapalhar o seu movimento e conta com uma capa protetora que evita danos durante a montagem. Pode ultrapassar 12.000 RPMs.

    A polia roda livre tem como função:

  • proteger o sistema de acionamento por meio da correia, filtrando as vibrações torcionais do motor para prolongar a longevidade do acionamento por correia;
  • assegurar o nível de NVH (ruído-vibração-desconforto) do acionamento por correia para melhor conforto na condução;
  • parar as perdas por fricção causadas pelo retardamento da correia;
  • permitir que o rotor do alternador gire livremente quando o motor abranda ou apaga, promovendo a máxima eficiência do sistema, economia de combustível e redução das emissões de CO2.
  • A polia roda livre (polia louca) pode ser substituída por uma polia rígida?

    Não. A polia roda livre e a polia rígida funcionam de forma diferente. O rotor da polia louca gira livremente, o que não acontece no caso da polia rígida. Com isso, esses dois tipos de polias têm formas distintas de absorver aciclismos e vibrações do motor ou de transmitir a energia mecânica do alternador para o motor. A troca de uma polia roda livre por uma polia rígida pode danificar tanto a peça quanto outros componentes (como a correia), podendo comprometer, inclusive, o alternador.

    Qual é a função dos mancais e suportes?

    Os mancais e suportes asseguram a montagem dos componentes. Eles garantem que o alternador suporte os níveis de vibração.

    O que acontece quando o estator queima?

    Quando o estator queima, a conversão de energia mecânica em energia elétrica fica comprometida.

    Como diagnosticar problemas no estator?

    Há três análises a serem realizadas na desmontagem para diagnosticar falhas no estator. Confira abaixo as recomendações:

  • primeira análise: observe a condição de contaminação por água, óleo, poeira ou lama, que irá causar superaquecimento, gerando curto;
  • segunda análise: verifique se há algum fio de cobre rompido no enrolamento do estator, que pode ser provocado por contato mecânico através de uma chave ou mesmo por uma pancada, interferindo diretamente em seu funcionamento e acarretando curto-circuito;
  • terceira análise: avalie o balanceamento do estator, usando ferramentas técnicas específicas.
  • Como solucionar dificuldades relacionadas aos componentes do alternador Valeo?

    Se você está com dúvida ou alguma dificuldade para instalar peças do alternador Valeo, entre em contato com o Suporte Conectado Valeo. O time de especialistas Valeo está preparado para solucionar qualquer problema, de forma remota e rápida, prestando toda a assistência necessária durante o processo de instalação das peças.

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